quarta-feira, 25 de maio de 2011

Vermelhão plagiado... 24-05-2011

Muito boa esta crónica de Octávio Ribeiro:


Já soam a anacronismo os cânticos que muitos dos adeptos do FC Porto dedicam ao Benfica. São como uma mancha na grandeza do enorme FC Porto aquelas frases em grosseiro calão contra o rival de Lisboa. Tantos títulos depois, tantas vitórias épicas somadas, era tempo da imensa energia dos apoiantes do Dragão se tornar mais construtiva. O FC Porto tem já uma grandeza tal que o crescimento só poderá continuar se, mantendo o epicentro da sua força no Grande Porto, começar a afirmar-se numa dimensão nacional e mesmo global.
 
 
 
Claro que a eleição do Benfica como grande inimigo externo foi uma chave de sucesso para esta brilhante era de Pinto da Costa. E, nos anos setenta e oitenta do século passado, esta estratégia fazia todo o sentido. Agora já não. Os verdadeiros rivais dos azuis e brancos, na dimensão que o FC Porto atingiu, estão em Madrid, Barcelona, Milão, Munique, Londres e Manchester. Os cânticos que começam com a sigla SLB ou a frase “em cada lampião”, devolvem o FC Porto a uma versão provinciana, complexada, que já não encaixa na sua dimensão presente.


As rivalidades nacionais são importantes, sem dúvida. E o campeonato interno é o principal objectivo para os grandes emblemas de um país. Mas o FC Porto só poderá aspirar a maiores receitas televisivas se alcançar uma base de apoio de dimensão e dispersão territorial idêntica à do Benfica.


Para isso terá de continuar a crescer no Centro e no Sul do território nacional. Cânticos insultuosos dedicados ao Benfica, quando se celebram vitórias em jogos onde os encarnados nem sequer estão envolvidos, não são uma boa arma para conquista das novas gerações fora do distrito do Porto.


O FC Porto só poderá aspirar a ser o maior clube português em número de apoiantes quando os seus adeptos actuais cantarem as vitórias sem necessidade de insultar os rivais.



Assino por baixo!


Para reflectir...

1 comentário:

  1. "O FC Porto só poderá aspirar a ser o maior clube português em número de apoiantes quando os seus adeptos actuais cantarem as vitórias sem necessidade de insultar os rivais."

    Eu não diria melhor. Alias toda a cronica é muito boa. Foi das poucas que li do principio ao fim sobre "bola"

    ResponderEliminar

Número total de visualizações de páginas

Visitas

Website counter