segunda-feira, 16 de maio de 2011

Vermelhão na Final da LE... 15-05-2011

Reportagem do Jornal O Jogo a propósito da final da Liga Europa, que opoem duas equipas portuguesas:


Adeptos do Manchester contra a taxista de olhos verdes


Encontrar em Dublin alguém que goste de futebol é muito fácil. Basta ir a um pub e ver a atenção com que olham para a televisão enquanto bebem cerveja, mas encontrar alguém que saiba que na quarta-feira o FC Porto e o Braga vão disputar a Liga Europa no Aviva Stadium já é mais complicado. O foco dos adeptos no que diz respeito ao futebol está concentrado na Premier League. Ontem, O JOGO entrou a meio da tarde num dos cerca de 1000 pubs que existem na capital irlandesa e encontrou Collin Moody e Mick Levens de cerveja na mão, a festejarem o 19º título inglês do Manchester United. "Portugueses?". Devolvida a pergunta, gritaram em uníssono: "Naniiiiiii". Esqueçam agora o Nani. Estamos aqui para a final da Liga Europa entre portistas e bracarenses. "Também vamos ver e já temos bilhetes", disse Collin. Em cheio. Afinal de contas, há irlandeses que vão ao Aviva Stadium.

Sendo adeptos do Manchester, a pergunta óbvia era porque vão ver a final da Liga Europa? Pelo gosto do futebol? "A nossa empresa arranjou-nos bilhetes. Parece que não há muita procura de ingressos...", revelou Mick Levens, um metro e oitenta e tal de adepto. "E vamos torcer pelo FC Porto. É uma equipa conhecida e joga bom futebol. Vendeu-nos o Anderson", disse Collin Moody. Esqueçam agora o Anderson. E o Braga, conhecem? "Não. Sabemos que é a primeira vez que vai a uma final. Espero que também jogue bom futebol, para nos divertirmos". Lá dissemos alguns nomes de jogadores do Braga, mas pela cara deles até podíamos estar a falar de pratos de culinária que era a mesma coisa. Do FC Porto é diferente. "O Falcao marca muitos golos e há lá outro jogador bom... Isso, o Hulk. Se calhar dava jeito ao Manchester United, apesar de termos o Giggs", comentou Moody. Ora, são mais duas "pints" (cervejas), se faz favor!


Collin Moody e Mick Levens não são exemplos perfeitos. A final da Liga Europa é um assunto desconhecido para muitos irlandeses. Laura Hagan, por exemplo, taxista de cabelos loiros e olhos verdes, abriu a boca de espanto quando lhe dissemos que estávamos em Dublin para o jogo de quarta-feira. "Vai haver jogo no Aviva? A sério? Entre equipas portuguesas? Eu até gosto de ver futebol na televisão, mas não sei de nenhum jogo no Aviva". Logo de seguida questionou-nos por qual das equipas íamos torcer. "Por nenhuma? [pareceu incrédula]. Qual é a mais forte?". Teoricamente, o FC Porto, lá respondemos. "Ok, vou torcer pelo Braga", disse Laura. Fim da corrida.


Transeuntes indiferentes aos cartazes


Um pouco por toda a cidade de Dublin há cartazes colocados nos postes alusivos à final entre o FC Porto e o Braga. Uma promoção necessária, mas que parece passar despercebida a muitos habitantes. O jogo é pouco comentado entre as pessoas. O cenário promete mudar com a chegada dos adeptos portugueses.


1- A Liga Europa é um parente pobre que a UEFA inventou;


2- O facto de haver duas equipas portuguesas na final, não torna a nossa liga um fenómeno de popularidade na Europa, e está longe de ser o espelho da qualidade do nosso campeonato;


3- Dado o impacto internacional que esta final está a ter...quem fala sistematicamente mal do Jamor, podia ter solicitado á UEFA para o jogo se disputar em Viseu?! Ou Vila Real?! Ou então, no Dragão?!


4- Esperemos que o cenário mude mesmo com a chegada dos adeptos portugueses...mas não pelos piores motivos!! Ás vezes, nas boas familias tambem acontecem problemas...

P.S. Destaquei a vermelho, o que achei ''engraçado'' na reportagem. Tambem a vermelho estão as minhas 4 simples opiniões: duas opiniões sérias, e outras duas á moda do Pinto Costa! Cínicas e sarcásticas...


Saudações desportivas


Carlos Borges

Sem comentários:

Enviar um comentário

Número total de visualizações de páginas

Visitas

Website counter