sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Vermelhão 26-08-2011

INTRODUÇÃO


Um dos temas, ao qual prometi voltar oportunamente: MÃOS NA ÁREA!! E não estou a falar de g.redes...
A história do involuntário (ou casual...), é sempre um pouco dúbia. E pior ainda, quando essa decisão fica nas ''mãos'' dos árbitros. Porque (falando dos nossos), na sua maioria são de fraca qualidade, não lidam bem com a pressão e tem tendencia a favorecer as equipas mais fortes. Como tal, na minha modesta opinião, tudo o que fosse mão na área (menos o g.redes...lol), seria sempre penalty.


CAMPEONATO


1- A jornada abriu com o Porto a derrotar o G.Vicente no Dragão. Faço ''mea culpa'' em relação ao meu vermelhão da semana passada, o G.Vicente teve atitude no terreno dos campeões ao nível daquela que tinha praticado em casa contra o Benfica. Mas teve dois contras: os azuis e brancos tiveram mais atitude que os encarnados e a arbitragem foi caseira...
Os gilistas podiam ter ficado a jogar contra 10 apartir dos dois minutos de jogo. Tambem aceito a decisão do árbitro, se foi em defesa do espectáculo, mas tenho dúvidas...no entanto acrescento, este árbitro tambem não expulsaria ninguem da casa se fosse na Luz ou em Alvalade.
O penalty que deu o empate aos dragões é forçado? É sim senhor! São assinalados com frequencia no nosso campeonato e raramente os vemos sancionados em competições europeias. O típico lance da nossa liga: sentir o adversário nas costas e cair imediatamente.
Resumo final: o Gil foi digno e o Porto ganhou bem.
2- A segunda das trinta etapas da nossa liga, prosseguiu na Luz, onde o Benfica ganhou com justiça a um Feirense medroso na primeira parte e atrevido na segunda. Podíamos (e devíamos...), ter decidido o jogo nos primeiros 45 minutos, não o fizémos e o adversário acreditou. O golo do Feirense foi o primeiro remate á baliza, depois os rapazes de Quim Machado começaram a acreditar que podiam pontuar na Luz. Lutaram até á exaustão (foram vários os jogadores caídos com caibras...), e só perderam devido á força de vontade do Maxi (segundo golo) e genialidade de B.César (terceiro golo).
Quando o Benfica vencia por 2-1, ficou um penalty por marcar a favor dos homens da Feira! Insisto, na Europa não seria assinalado, mas como estamos em Portugal...o Javi arriscou bastante!
Dois foras-de-jogo mal tirados ao ataque do Benfica, sendo que num deles Saviola (nem era duvidoso...estava em jogo por ''metros''), ficou na cara do g.redes. Mas tanto se falou do golo do Nolito na primeira jornada, que os auxiliares ficam logo condicionados...
No jornal o Jogo, existe uma coluna, onde tres árbitros analisam os casos da jornada: Coroado viu tres penalties na Luz contra o Benfica!!!
3- O Sporting empatou sem golos em Aveiro. Desta vez não existiram os erros de arbitragem como bode expiatório. Uma primeira parte mal jogada e uma segunda com muita azelhice. Se os leões tivessem concretizado 50% das oportunidades criadas nos dois jogos, teriam 6 pontos e os erros de arbitragem não passariam de fait-divers.
Por falar em árbitros, aquele que foi nomeado para este jogo (João Ferreira), recusou-se a apitar após as declarações leoninas quando souberam da nomeação:
A) O árbitro não se devia ter recusado, provando mais uma vez que não sabem actuar debaixo de pressão;
B) Os leões não deviam criticar antes do jogo (nem depois...isto serve para todos), mas estavam escaldados pelo Xistra, e não se contiveram;
C) Argumento: um erro deste mesmo árbitro na época de 2006/2007!!!!
D) Depois disso, João Ferreira apitou os leões por 6 vezes sem cometer erros técnicos...mas o que conta é a maldida MÃO contra o Paços á CINCO épocas atrás!!!
E) Após a recusa do árbitro, entre outras declarações leoninas, está a referencia ao SLB, pelo que se disse na época passada após o jogo de Guimaraes...
F) Ficou provado que as declarações encarnadas foram uma estupidez sem qualquer lógica ou proveito;
G) E para terminar, essas declarações não foram antes do jogo, mas depois de uma arbitragem que nos prejudicou em 4 erros com influencia no resultado.
4- Braga venceu sem qualquer oposição um Maritimo que me está a surpreender pela negativa. Na cidade do móvel, encontraram-se duas equipas (Paços e Leiria), completamente remodeladas, a sorte caiu para os anfitriões, num jogo em que os forasteiros tiveram mais e melhores chances de golo. Académica derrotou o R.Ave, e juntamente com FCP, são os únicos com 6 pontos, amealhar no princípio pode ter boas repercussões na fase decisiva da época. A jornada terminou em Olhão, onde o Setubal empatou a dois golos, a experiencia destes não foi suficiente (depois de estar a ganhar 2-0), para derrotar os pupilos de um dos melhores técnicos da nossa praça.


COMPETIÇÕES EUROPEIAS


1- O Benfica, após uma grande exibição, venceu os holandeses do Twente e qualificou-se para a fase de grupos da L.Campeões. Ou seja, a primeira etapa de ''montanha'' foi conquistada com sucesso. Muito importante para elevar os níveis de confiança, e nos dias que correm...muito importante no aspecto financeiro!
Bem sei, que não existem indispensáveis, mas o Luisão e o Cardozo são importantíssimos nesta equipa e não tem suplentes. O Aimar está numa forma incrível. Javi fez o melhor jogo da época. Este Emerson encosta o campeão do mundo Capdevila. Artur e Witsel duas aquisições 5 estrelas. Gaitan ainda não começou a época...e o Nolito não é tanto como o pintam...tem a raça espanhola, não se faz rogado na cara do golo, mas é inconsequente e muitas vezes egoísta.
Para alguns o momento do jogo será o primeiro golo, por ter acontecido no primeiro minuto da segunda parte...para outros, o segundo, pela tranquilidade que deu á equipa...haverá ainda aqueles, que dirão o terceiro, pela magnífica jogada colectiva que sentenciou a partida...eu faço parte da minoria, que destaca a enorme defesa do Artur quando estava 2-0, não permitiu ao adversário acreditar, e evitou deixar os nossos em sobressaltos.
2- O Sporting cumpriu a sua obrigação, num jogo onde voltou a ser perdulário em demasia. Contra adversários mais competentes, estes erros poderão ser fatais.
Viu-se que o Braga não era tão favorito como isso. Que tem melhores jogadores, mas ontem a qualificação foi sofrível. Os arsenalistas podem fazer muito melhor.
Estou decepcionado com o Nacional. E não me falem dos orçamentos??? Se assim fosse, não haveria títulos europeus em Portugal. A equipa vale muito mais do que aquilo que mostrou nesta eliminatória. Será que o Ivo Vieira não tem mãos para o leme deste barco?!
Já contava com a eliminação do Guimaraes. Mas, nunca com a humilhação. Tinha pensado escrever que o Professor ''Fala Caro'' estava em maus lençóis...mas acabo de ouvir na rádio que já foi demitido!!! Podem não acreditar, mas na quarta (antes deste descalabro europeu), numa conversa com um colega de trabalho disse: ''desconfio que o Machado vai ser a primeira chicotada da época''!
3- Já tivemos os sorteios europeus. Não vale a pena especular se foram bons ou maus, nunca se sabe onde estarão as dificuldades. Tendo em conta algumas equipas que podiam ter calhado, foi um mal menor para os 4 representantes portugueses. Havia equipas mais acessíveis, mas este sorteio pode-se considerar simpático, e se tiverem as quatro ao seu nível podem passar a fase de grupos.


NOTAS FINAIS


1- J.Jesus fez mal em comentar o penalty que deu a vitória ao Porto na primeira jornada. Basta preocupar-se com o trabalho de casa, se for bem feito e ganhar os seus jogos, será campeão e estes hipotéticos erros não passarão de pormenores. O V.Pereira podia conter-se na resposta, bastava falar sobre o mesmo tema ou sobre futebol, as apreciações pessoais eram dispensáveis.
2- Declarações de F.Gomes e Rui Costa após o sorteio da LC. O portista foi mais contido e o benfiquista mais eufórico...diferenças entre quem está mais habituado a estas andanças, e quem olha para ''o chupa'' com mais olhos que barriga...calma Rui!!!
3- O Laionel, já ficará para sempre conhecido pelos golos incríveis que marcou ao Benfica. Ninguem falará, como foi possível na cara do Helton atirar para fora...o rapaz não gosta de facilidades!
Wilson Eduardo marcou um golão em Alvalade, de dificil execução...esta semana falhou cinco golos de fazer arrepiar o Faquirá!!!


Saudações deportivas


Carlos Borges

1 comentário:

  1. Caro Confrade Borges, Então a selecção Sub20 Não merece um comentário nas tuas famosas cronicas?

    ResponderEliminar

Número total de visualizações de páginas

Visitas

Website counter