INTRODUÇÃO
Prometi que voltaria em tempo oportuno aos g.redes...e cá estou eu!
Neste caso vou-me centrar no meu clube e nos episódios mais recentes. Nenhuma grande equipa pode atingir os seus objectivos (títulos) se não tiver um bom g.redes, a não ser que tenha um naipe de jogadores de campo fabulosos ou a época decorre de forma fantástica e os possíveis erros do homem da baliza passam despercebidos.
Importante, Quim, Eduardo, Ricardo, etc...nenhum deles é um grande g.redes, são todos razoáveis.
Muito se falou da dispensa do Quim no ano do título, mas isso só aconteceu porque a comparação foi com o Roberto Capoeira (azarado??)! Vamos a factos, no ano do título em 30 jornadas, só fica o registo positivo numa defesa em Alvalade a remate do Veloso! Por outro lado, culpado num golo em Braga, outro na Figueira, outro em Coimbra e para finalizar ofereceu um ao R.Ave no jogo do título (ultima jornada). Fomos campeões? Pois fomos, devido a uma equipa com grande poder ofensivo e uma defesa (Maxi, Luisão, D.Luiz e Coentrão) do melhor que passou na Luz na ultima década. Mas não tenho dúvidas que o Joaquim se vai fartar de defender contra o Benfica...
Era preciso arranjar um bom g.redes? Claro que sim. Falou-se no Eduardo?! Pensei: ''não vale a pena, é igual ao que já temos, para isso ficamos com o Quim''. Seguiu-se o Roberto. Não o conhecia, como tal criei expectativas e pensei que os olheiros encarnados (os mesmos de Falcao, James, Danilo, etc...) não se tinham enganado. No entanto, o espanhol revelou-se um fiasco (falta de confiança??), e foi um dos motivos para a desastrosa época que realizámos. Eu acho que o rapaz tem alguma qualidade, mas começou a errar na pré-época e nunca mais se encontrou. Acusou a pressão? Não soube lidar com a crítica? De vez em quando arrancava bons jogos, mas logo vinha um erro comprometedor e a imprensa a relembrar quanto tinha custado!!!
Uma coisa tive sempre dificuldade em perceber, um homem tão alto que comprometia sempre nos cruzamentos!!!
Este ano parece que acertámos. O Artur não é um fenómeno (até já esteve mal nos golos da Académica e Guimaraes), mas tem muita calma e sai-se bem nos cruzamentos, o que transmite uma confiança muito importante ao resto da equipa para atacar a baliza adversária. Já a entrada do Eduardo não percebi...nem por parte do meu clube, nem por parte do atleta.
Voltando ao Quim. Foi convocado por Paulo Bento em Agosto, quando não fazia um jogo oficial á 15 meses, o tal em que foi ''infeliz'' contra o R.Ave. Agora que leva 10 jogos como titular, ficou fora dos eleitos, onde está o Eduardo que não faz jogos oficiais desde Maio...
Uma palavra final para um dos pilares de Scolari entre 2004 e 2008: Ricardo! O fora-de-série que destronou Baía da selecção, regressou a Portugal (Setubal), e divide as semanas entre o banco e a bancada...então, um indiscutível destes chega e não pega logo de estaca?! E o burro sou eu?!
CAMPEONATO
Aproveitando, enquanto o Paulo Bento tenta levar os ricos e bonitos ao Europeu do próximo ano, vou tentar fazer um breve comentário ás primeiras 7 jornadas.
Tendo o Porto arrancado na frente para mais este Grande Prémio, ao fim de 7 voltas ao autódromo já tem o Benfica ao seu lado, tendo estes a pequena vantagem de já se ter deslocado ao terreno do adversário. Os leões após despistes nas tres primeiras voltas, recuperaram terreno e já veem os seus principais adversários ao virar da curva. O Braga que na ultima jornada deixou 4 dos seus principais pilotos na boxe, percebeu que tem boa equipa, mas provavelmente não tem plantel para poupanças tão evidentes. O Maritimo que tinha perdido o seu Prost e o seu Senna, está igual aos leões e bracarenses, porque (reafirmo) parece-me ter um bom engenheiro.
A Académica tem sinal mais, afinal dois dos tres furos que teve foi contra Benfica e Porto. Segue-se o Setubal com 10 pontos, mas os ultimos seis que conquistou (duas vitórias caseiras), foram imerecidas, com o próprio treinador a admitir que os carros adversários tinham sido melhores. Olhanense e G.Vicente estáo a fazer provas tranquilas, continuo a achar que o Faquirá vai fazer uma boa performance e os gilistas (que ainda não perderam em casa) são uma boa surpresa. Feirense e B.Mar são os reis dos empates (quatro), sendo que os da Feira foram todos em casa (emprestada) e os de Aveiro teem a melhor defesa da Liga, só dois furos no escape. O Rio Ave é a vespa do Grande Prémio, mas o Carlos Brito já nos habituou a excelentes recuperações, tem alguns bons jogadoes e as exibições não são compatíveis com os dois pontos conquistados.
Deixei para o fim 4 casos especiais (Nacional, Guimaraes, Leiria e Paços). Continuo a achar que os madeirenses tem plantel para muito mais, falta saber se o treinador (que já utilizou 24 jogadores!!!) tem estofo para levar o Nacional aos seus objectivos. O Guimaraes, o quarto maior em adeptos, paga a factura dessa ''grandeza'', pois existe muito maior cobrança. Vamos por partes, com quem jogaram os minhotos? Perderam com os 3 grandes, empataram com o Braga, perderam nos Barreiros e ganharam na Choupana...ou seja, em 7 jornadas, um mau resultado: derrota caseira contra B.Mar. No entanto, com esta paragem na Liga, com o Rui Vitória, com a recuperação dos lesionados J.Alves, P.Sergio e Urreta, e subida de forma de N.Assis, os vitorianos vão subir imenso de produção. Em Leiria, um caso incrível: tres treinadores em 7 jornadas! Já vi os leirienses jogar, teem muita gente nova, mas vi por ali alguns ''miúdos'' com muito valor, que agora com a (c')ajuda desta velha raposa do nosso futebol podem vir a causar algumas surpresas. Finalmente o Paços, dificilmente os pacenses repetiriam a época passada após a dizimação do plantel. Num grupo de trabalho, onde só 5 jogadores tinham 50 ou mais jogos de Primeira Liga, evitar a descida seria óptimo para o Rui Vitória, com este novo timoneiro caído de páraquedas, não sei se a equipa da cidade do móvel se manterá entre os maiores.
DIVERSOS
1- A troca de mimos entre V.Pereira e J.Jesus é ridícula! Não os enobrece e empobrece os clubes que representam. O primeiro ainda não é ninguem no futebol, o segundo (apesar de só ter um título na carreira), já tem anos suficientes disto para aprender a ignorar certas coisas.
2- Rui Vitória, numa longa entrevista em que analisava as primeiras 6 jornadas, disse que poderia ter ganho na Luz. Atenção, que ele está a falar de um jogo em que não criou oportunidades de golo!!!
3- Não sei qual será o futuro da carreira do Pedro Emanuel. Se for o que eu estou a pensar, não lhe posso desejar muitas felicidades...mas recentemente, subiu muito na minha consideração. Antes do jogo com o Benfica, um daqueles jornalistas ''aparvalhados'' que gravitam no nosso futebol, perguntou-lhe se a conquista de pontos ajudaria o Porto?? Ele não respondeu e mandou passar á pergunta seguinte. No final do jogo não foi pelo lado mais fácil: a arbitragem! A verdade, é que quando estava 0-0, ficou um penalty por marcar a favor dos estudantes. Parabens PEDRO.
4- Fabio Faria (Paços), foi expulso por agressão no jogo anterior á deslocação á Luz...alguem disse que fizera de propósito...não ponho as minhas mãos no fogo por ninguem que esteja ligado á indústria do futebol.
5- Defour (FCP), disse que jogava menos vezes no seu clube do que o Witsel no Benfica, porque o rival tinha menos concorrencia!!! Não tem moral, e que eu saiba habilitações, para comparar planteis. MENOS DEFOUR...
6- Não gostei de ler uma entrevista do Witsel, onde se referia ao Porto como aqueles que vestem de azul, e tambem não gostei que descartasse Sporting e Braga da luta interna. Espero que alguem de dentro te tenha chamado á atenção, os grandes clubes e grandes jogadores dispensam estas atitudes. MENOS WITSEL...
7- O Benfica sofreu um golo de penalty bem assinalado contra o Paços. Até aqui tudo normal. Mas, no Feirense-Porto, em lance identico (Belluschi sobre Diogo Cunha), o MESMO ÁRBITRO, mostrou amarelo ao avançado e não marcou penalty. No entanto, fico satisfeito que o árbitro tenha aprendido com os erros...
Já não fico satisfeito com o seguinte (Coroado faz parte de um trio do jornal o Jogo, que comenta casos de arbitragem):
-sobre o Feirense-Porto escreveu: '' Se na minha carreira tivesse arbitrado para não descer, diria que era penálti. Porque também não quero ser xerife assumo que o árbitro esteve bem.''
-sobre o Benfica-Paços escreveu: '' Lance típico de grande penalidade, com Luisão a ser negligente no modo como abordou a jogada, derrubando o adversário.''
Atenção que estes senhores dão opiniões, que depois os adeptos vão argumentar como verdades absolutas!!!
8- James foi bem expulso contra o Feirense, assim como Cardozo seria bem expulso contra o Porto, não por tocar na cara do menino, mas por ter dado um ''ligeiro'' toque no rabo do rapaz.
9- A expulsão do Rinaudo só seria justa se todos os árbitros o fizessem com todos os jogadores que entram desta forma, o que não é normalmente o caso, por isso, o argentino foi mal expulso.
Saudações desportivas
Carlos Borges